
Ato solene de início as obras da CASA DA CULTURA
No dia de hoje 29/06/2023, a BRASPOL de Áurea-RS e as Irmãs da Sagrada Família, conjuntamente com toda a comunidade Aureense, fizeram um ato solene de início as obras da CASA DA CULTURA - Instituto São Zygmunt Felinski. Na oportunidade foi enaltecido a importância da Obra para a comunidade Polonesa, e também aos alunos das Escolas Municipais e Estaduais.
O Instituto contará com um anfiteatro com 200 lugares para apresentações artísticas, e mais 03 salas de aulas para incentivo da cultura, lazer, e língua polonesa. Um dos principais e mais importantes detalhes do projeto, é que o Instituto contará com um acervo bibliotecário, para fins de conservação aos registros de dados e imagens dos imigrantes antepassados, bem como do futuro da cidade de Áurea, a qual cada vez mais está sendo conhecida para o Exterior, e principalmente para a Polônia.
O projeto é realizado pela BRASPOL, com parceria do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República da Polónia frente ao concurso ocorrido "COOPERAÇÃO COM DISTRIBUIÇÃO E PÓLOS NO EXTERIOR - INFRAESTRUTURA AO DISTRITO POLONÊS 2023", sendo a transferência e gestão dos recursos pela Fundação AJUDA AOS POLONESES NO ORIENTE - Jan Olszewski. Os esforços incansáveis a mais de dois anos, começam a dar os primeiros passos.
Em visita ocorrida em Novembro/2022 o Ministério declarou que aportaria o valor de 3.400.000,00(Zotek) entre 2023 e 2024 para o início da obra, onde na oportunidade também o Poder Público Municipal, nas esferas do Executivo e Legislativo se comprometeram em unir esforços em contrapartida de 10% aos recursos recebidos, em auxílio de hora máquina e mobiliários. A previsão de conclusão da obra é para 2024. A BRASPOL também agradece o apoio do Grupo Auresovia, Caminhos Poloneses, colabores, apoiadores e a todos os presentes.
Na ocasião o Sr. Leonardo Cieslak, efetivou as primeiras escavações, tornando em um ato simbólico, dando por oficialmente aberto os trabalhos para a construção.
Nas palavras do Presidente da BRASPOL Arlindo Waczuk, salienta: “Embora muitos não acreditavam no projeto, quero agradecer a todos os membros e a sociedade Aureense pelos esforços e os trabalhos já feitos. As Irmãs da Sagrada Família pela doação do terreno, aos Diretores do Ministério - Zbigniew Ciosek e Prezes Juliusz Gałkowski, e a Cônsul Geral - Marta Ulkoska do Consulado de Curitiba-PR. Mas dizer também, que precisamos de mais cooperação, pois juntos somos mais fortes. Este é um, de muitos projetos que Áurea pode realizar pela frente. Isto é para nossa sociedade, região, estado e pais, mas principalmente para os nossos jovens e a educação de Áurea. Há um ditado que diz: “O que fizemos por nós, morre conosco, e o que fizemos pelos outros, ecoa na eternidade.” Jeszcze Polska nie zginęła, Kiedy my żyjemy (A Polônia ainda não pereceu, Pois, nós vivemos aqui). Dziękuję bardzo!